segunda-feira, 29 de junho de 2009

Reflexão em vídeos...

Olá colegas!

Neste post tentarei fazer uma reflexão através de videos, o texto estudado foi: Práticas de Linguagem Oral e Alfabetizção na Escola: Perspectiva Sociolinguistica, de Erik Jacobson.


Vídeo 1- Escolas Democráticas

Adorei este vídeo... Mostra o que acontece na maioria escolas, professores que apenas transmitem o saber científico e não aproveitam aquilo que vem de fora. Não buscam a produção do aluno, somente preocupam-se com a resposta exatamente igual a do livro...



Vídeo 2 - Significações

Somos seres formados por significações... Tudo aquilo que a criança traz é valido e precioso para a construção do conhecimento... Assista esse vídeo e pense: "Será que algum aluno meu está em alguma dessas cenas?"



Vídeo 3 - Vygotsky x Escritores da Liberdade

Vídeo que me pareceu ter sido feito para algum trabalho trabalho acadêmico... Achei muito interessante porque traça um paralelo entre a Teoria de Vygotsky e o filme Escritores d Liberdade... Aliás, eu já li o texto base deste vídeo e gostei muito. Esse vídeo nos ajuda a entender melhor o referido texto.



Amigos, espero que tenham conseguido assistir todos os vídeos... Espero que eu tenha conseguido alcançar o meu objetivo que era fazer uma "reflexão dinâmica" do texto estudado na aula do dia 18/06/09.

Beijocas e até breve!

Nenhum comentário: