quinta-feira, 14 de maio de 2009

Pensamento...

Olá!

Já parou pra pensar pq nós aprendemos a ler e escrever usando a cartilha e os nossos alunos hj, em sua maioria, não conseguem se apropriar desse conhecimento diante de tantas teorias e práticas educativas inovadoras que surgem a cada dia?
O que a Educação se tornou?

Não estou defendendo a cartilha, mas hj fiquei me questionando sobre isso....
O sonho de todos nós é ser funcionário público. Por que?
Dinheiro garantido todo mês, sem patrão para nos despedir caso não façamos nosso trabalho, pais mais ausentes que não valorizam o ensino pq "não pagam"...

Com tantas novas teorias e práticas educativas, estamos esquecendo de valorizar nosso trabalho e o aprendizado dos nossos aluno. Vivemos citando Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro, e tantos outros que nos inspiram mudanças na Educação. Esquecemos que o foco do nosso trabalho é a formação de cidadãos pensantes e agentes do próprio meio, indivíduos críticos capazes de pensar, mudar e avançar em seu conhecimento.

A Educação está caminhando para o comércio, escolas estão vendendo o conhecimento, "se vc não paga, não tem educação de qualidade". Não podemos deixar que este discurso seja internalizado e praticado com "naturalidade".

Tentemos tirar esse pensamento do funcionário público sem compromisso e com dinheiro no bolso. Vamos buscar uma educação pública de qualidade, vamos suar para que nossos alunos não prefiram as ruas à escola.

Se cada fizer a sua parte, um dia alcançaremos aquilo que nós é direito sem precisar guerrear, protestar e fazer greve....

Pense nisso, assim como eu penso...

Abraços,
Emile Araujo

2 comentários:

Prof. Ivan Amaro disse...

Emile, bela reflexão. Vem bem a calhar com o que discutimos na 5a. Aliás, peço desculpas pelo stress... Mas, fico "bravo" quando estamos numa universidade pública e as ações de alguns alunos são de instituição privada, ou seja, "querem apenas o diploma". Neste caso, eu me recuso a ser um PROFESSOR DE UNIVERSIDADE PÚBLICA, SERVIDOR DO PÚBLICO, GANHANDO MEU SALÁRIO, SEM RECEIO DE SER DEMITIDO, atuando de forma medíocre! E foi assim que me senti um pouco... Para mim, a nossa função, principalmente, para as camadas populares (pessoas que trabalham, que ralam, que apertam daqui e dali)é o exercício de auxiliar no processo de emancipação. E isso só acontece se dominarmos os conhecimentos! Bem, demorei a falar... Mas, agora... Falei um pouquinho...

Anônimo disse...

Olá Emile,
Sou da Turma 2 e gosto de visitar os outros portfólios, não a fim de copiar as idéias dos alunos, mas sim de averiguar quais são seus discursos, pensamentos, motivações, crenças, enfim... sou bem mais psicóloga que pedadoga rsrsrs. Às vezes tenho gratas surpresas, como agora...
Muito bom seu texto, quem dera se todos pensassem assim, infelizmente muitos professores e os próprios alunos pensam de maneira mesquinha, de modo que o que importa é o salário na conta no final do mês, e o papel de educador é um mero meio de ganhar a vida. São tantas sandices que ouço na FEBF, que chegam a me desestimular a assistir determinadas aulas... Mas a vida continua e não podemos nos deixar abater por meia dúzia de maus indivíduos, maus profissionais.

Parabéns e progrida sempre.
Daniele