sexta-feira, 8 de maio de 2009

Atividades para crianças de 3 anos



O nosso grupo é formado: por: Bruna Ruffoni, Nayara Medeiros, Angelina, Emile Araújo ( Eu ) e Camila Parreira. Nós ficamos responsáveis por desenvolver atividades para crianças de 3 anos.

· Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas:

Será utilizada a música: A Canoa. Tendo um cartaz com a letra as música, colocando figuras ao lado das palavras canoa, peixinho e fundo do mar. Será deixado um espaço no cartaz, assim quando a música for cantada o nome dos alunos serem colados nos espaços em branco. Para a melhor elaboração da atividade, será solicitado aos responsáveis uma foto 3x4 da criança, para que a criança visualize seu nome e sua foto.

Objetivo da Atividade: Através dessa atividade o aluno desenvolve o conhecimento lingüístico por intermédio do seu nome e as habilidades cognitivas através da aprendizagem da letra da música.

Letra da Música Utilizada: Se a canoa virou, Vou deixá-la virar, foi por causa ( nome do aluno) que não soube remar, Se eu fosse um peixinho, E soubesse nadar, Eu tirava ( nome do aluno) do fundo do mar.

· Desenvolver a compreensão na leitura, Desenvolver a interpretação e Comparar textos novos com textos já conhecidos.

Inicialmente a professora pede aos alunos que sentem em uma meia lua e conta a história da “Chapeuzinho Vermelho”. Em seguida a professora pede que os aluno recontem a história.
Em outro dia será contada a história da “Branca de Neve e os Sete Anões”, e da mesma forma que aconteceu na aula anterior, os alunos sentarão em meia lua para que possam recontar a história a sua maneira.

Depois a professora estimulará os alunos a lembrarem da história da Chapeuzinho Vermelho comparando com a da Branca de Neve com perguntas do tipo: O lobo mau está em qual história?Quem comeu a maça? Fazendo com que, os alunos comparem as diferenças e semelhanças entre elas.

Objetivo da Atividade: Esta atividade tem como objetivo desenvolver a interpretação e a compreensão da leitura de textos e o nível de comparação entre textos distintos.

· Desenvolver a memorização:

A professora escolherá quatro figuras de animais, essas figuras serão colocadas presa ao quadro em uma ordem determinada por ela. Depois que as figuras forem colocadas no quadro a professora perguntará o nome de cada animal, para que primeiro, seja feita a identificação das figuras.

Logo após a identificação a professora e os alunos pegarão figuras iguais que estão disponíveis em cima da mesa para fazer uma comparação da ordem em que estão as figuras. A professora repetirá com os alunos a ordem em que as figuras estão.

Em seguida, fileira original será tampada. As figuras que estão soltas na mesa serão embaralhadas. Com a ajuda e incentivo da professora os alunos irão falar a ordem dos animais tentando lembrar a ordem original que está em cima escondida.

Após a remontagem da ordem das figuras na mesa,a fileira original será destampada para que os alunos possam perceber se a ordem está correta ou não.
A professora pode utilizar esta atividade várias vezes variando o grau de dificuldade, o número de imagens, etc.

Objetivo da Atividade: Essa atividade, visa estimular e trabalhar o desenvolvimento da memorização da criança de uma forma lúdica.

· Estimular a pronúncia clara dos sons e Perceber os sons da língua:

Será utilizanda a música : Orquestra Legal da Mara Maravilha. A professora irá colocar a música para que as crianças possam escutar e dançar.

Depois a professora utilizará imagens dos animais que aparecem na música e instigará os alunos a lembrarem dos sons ouvidos na música, então perguntará aos alunos qual é o som que cada animal emite.

Objetivo da Atividade: Os alunos serão estimulados a pronunciar os sons, identificando-os com cada animal.

Letra da Música Utilizada: Do ovo saiu o pintinho, piu,piu,piu,piu..., A mãe é a galinha carijó, Co-coró,có-có-có-có, Piu,piu,piu, Có-có-có-có, Cantava o pintinho e a galinha carijó, O papagaio tagarela, Curupaco,curupaco,curupaco, Qué,qué,qué,qué..., Curupaco,curupaco,curupaco, O cachorro faz "au-au", E "miau" faz o gato, Piu,piu,piu..., Coró-có-có, Curupaco,curupaco, Qué,qué,qué, Miau,miau,miau, Au,au,au, Todos bichos na orquestra bem legal.

· Reconhecer a ortografia das palavras:

Para que a atividade possa ser realizada é necessário, que o alfabeto esteja exposto na sala de aula desde o início do ano letivo. e que cada aluno tenha em sua mesa uma plaquinha com seu nome.Com isso, a professora irá pegar todas as plaquinhas e misturá-las, Propondo para os alunos que reconheçam e peguem a plaquinha referente ao seu nome.

Objetivo da Atividade: O objetivo desta atividade é estimular o aluno a reconhecer a ortografia, utilizando como recurso inicial o seu nome, já que essa é a melhor maneira de iniciar o processo de alfabetização com a criança.

· Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua, tais como: t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos:

Para que a atividade seja realizada a professora pedirá para que os alunos observem os sons que serão escutados por eles na volta da escola para casa. No dia seguinte a professora retoma as atividades pedindo para que os alunos reproduzam os sons.

Objetivo da Atividade: Essa atividade tem como objetivo, fazer com que as crianças percebam os diferentes sons que estão a sua volta. E com isso, possam distinguir alguns sons da língua


Espero que as atividades sejam úteis!!!
Até breve!!
Emile Araujo

Um comentário:

Ivan Amaro disse...

As atividades estão bem pertinentes. Há alguns ajustes na linguagem (norma padrão) que merecem atenção. Vou enviar por e-mail.