domingo, 26 de abril de 2009

Minha primeira aula oficial de TAELP!!

Minha primeira aula oficial de TAELP me fez lembrar muito dos meus tempos de escola...

Pensamos e discutimos o tipo de avaliação que é adotado na maioria das escolas, uma avaliação que visa apenas a nota que o aluno alcança e não possibilita o crescimento, a construção do conhecimento.

E como podemos pensar na avaliação como um aliado na construção do conhecimento?

A avaliação formativa nos leva a pensar na possibilidade de errar, acertar e corrigir. Uma avaliação onde o erro não corresponde ao "zero", mas nos leva ao " vamos tentar corrigir juntos?".
Este tipo de avaliação não tem por base o julgamento por nota ou a classificação dos alunos, com a avaliação formativa podemos conhecer melhor o aluno e também a nós mesmos e nossa forma de ensinar.

Durante a aula eu lembrei da maneira como eu era avaliada: Um dia específico, turmas misturadas para não haver "cola", uma folha cheia de perguntas que eu nem sempre entendia e nem sempre respondia como a professora desejava... um frio na barriga e o coração na mão!

Hoje consigo ver que atavés da avaliação tradicional, o professor nem sempre tem a visão exata do que o aluno aprendeu ou assimilou. Muitas vezes no dia da prova o aluno não está bem ou, como no meu caso, não decora as respostas do livro.
Quando o professor atravessa o erro do aluno e não tenta esclarecer o corrigir, acaba deixando uma falha no processo de desenvolvimento da criança, que não possui o conhecimento anterior estrurado.

Um exemplo: eu sempre fui péssima em matemática ( e ainda sou! ), então sempre errava muito nas provas por não saber aplicar as fórmulas. Os professores me atribuiam um "zerão" e pronto, passavam para o assunto seguinte. Eu que não sabia o assunto anterior, não acompanhava o novo assunto. Resultado: ZERO, em toda as provas...

Nós educadores precisamos estar mais atentos aos nossos alunos e aos seus "erros", pois esses erros são os caminhos para a construção do conhecimento.

Vamos buscar uma avaliação contínua que possibilite o diálogo e o desenvolvimento das capacidades dos nossos alunos. Tentemos deixar para trás a competição de notas ou do "mais inteligente" e tenhamos consciência que: TODOS TEMOS O DIREITO DE ERRAR, ACERTAR E CORRIGIR!

Até a próxima!

Emile Araujo

3 comentários:

Prof. Ivan Amaro disse...

Emile, que fantastica reflexao voce fez do processo de avaliacao!! Fiquei maravilhado com suas ideias e principalmente quando voce diz que a avaliacao formativa nos permite conhecer o aluno em suas mais diversas possibilidades e capacidades!! Continue firme na caminhada!! Muito bom!! Gostei muito do que disse!

Prof. Ivan Amaro disse...

Ah, ja ia me esquecendo... Onde esta a carta de apresentacao?? eheheh...so uma pequena lembrança, ta?

Estagiária Bianca Araujo disse...

Valeu Emile...tudo de bom, isso ai,continue assim, bjs!!