segunda-feira, 27 de julho de 2009

Reflexão de Texto

Olá Pessoas!!!

Neste post vou fazer uma reflexão sobre o texto 6, cujo título é: A Construção do Conhecimento sobre a Escrita, de Ana Teberosky e Teresa Colomer.

No texto as autoras nos mostram como é o processo da aprendizagem da escrita do ponto de vista da criança e a construção do conhecimento em relação a escrita como representação da linguagem oral.

Nos textos anteriores vimos que a criança antes de chegar à escola tem uma ideia do que seria a linguagem escrita e a sua funcionalidade. Ela já tem contato com várias formas de escrita e ao chegar à escola o professor muitas vezes descarta a possibilidade da criança "saber algo"

As autoras iniciam o texto analisando os conhecimentos da criança a respeito do nome e sua função. No texto podemos visualizar os progressos e questionamentos da menina Andréia de têm vários coflitos a partir da escrita de seu próprio nome. A menina cria ao longo do tempo diferentes estratégias para escrever seu nome. Estas estratégias são criadas por ela a partir da sua experiência com a escrita e da convivência com adultos.

Percebo no texto que a escrita da criança vai se contruindo, em parte, pela participação do adulto, e como futura pedagoga, a cada texto estudado percebo a importância do papel do professor nesta construção.

O professor precisa estar atento às hipóteses da criança pois é a partir delas que a criança cria sua concepção de escrita. Ela não sai da casa com a ideia da escrita convencional que para nós é tão "normal".

É uma pena que ainda hoje os prefessores, mesmo com tantos estudos realizados na área, ainda insisitam em dizer: - Esta criança não sabe nada! Ela ainda escreve BALA errado!

A criança muitas vezes cria hipóteses que não são "ditas" pelos adultos, por exemplo o princípio da quantidade mínima e o princípio de variedade interna. Nestes vídeos podemos visualizar o que são estes princípios a qual á importancia deles: (enjoy)

Parte 1:



Parte 2



Parte 3



Parte 4





Espero que na minha vida profissional que se inicia, eu possa fazer diferente de alguns professores que já passaram pela minha vida. Espero que todos nós possamos dar valor àquilo que a criança está construindo, porque sei que é a partir daí que podemos despertar nossos alunos para o senso crítico e talvez mudar este nosso país.

Obs.: Acabei desabafando... RS!
Beijos!
Emile Araujo

Um comentário:

Prof. Ivan Amaro disse...

Reflexão muito pertinente e muito bem elaborada. Além disso, ao disponibilizar os vídeos da palestra da Telma, você consegue estabelecer uma relação direta com a realidade!! ]Parabéns!!