domingo, 26 de abril de 2009

Minha primeira aula oficial de TAELP!!

Minha primeira aula oficial de TAELP me fez lembrar muito dos meus tempos de escola...

Pensamos e discutimos o tipo de avaliação que é adotado na maioria das escolas, uma avaliação que visa apenas a nota que o aluno alcança e não possibilita o crescimento, a construção do conhecimento.

E como podemos pensar na avaliação como um aliado na construção do conhecimento?

A avaliação formativa nos leva a pensar na possibilidade de errar, acertar e corrigir. Uma avaliação onde o erro não corresponde ao "zero", mas nos leva ao " vamos tentar corrigir juntos?".
Este tipo de avaliação não tem por base o julgamento por nota ou a classificação dos alunos, com a avaliação formativa podemos conhecer melhor o aluno e também a nós mesmos e nossa forma de ensinar.

Durante a aula eu lembrei da maneira como eu era avaliada: Um dia específico, turmas misturadas para não haver "cola", uma folha cheia de perguntas que eu nem sempre entendia e nem sempre respondia como a professora desejava... um frio na barriga e o coração na mão!

Hoje consigo ver que atavés da avaliação tradicional, o professor nem sempre tem a visão exata do que o aluno aprendeu ou assimilou. Muitas vezes no dia da prova o aluno não está bem ou, como no meu caso, não decora as respostas do livro.
Quando o professor atravessa o erro do aluno e não tenta esclarecer o corrigir, acaba deixando uma falha no processo de desenvolvimento da criança, que não possui o conhecimento anterior estrurado.

Um exemplo: eu sempre fui péssima em matemática ( e ainda sou! ), então sempre errava muito nas provas por não saber aplicar as fórmulas. Os professores me atribuiam um "zerão" e pronto, passavam para o assunto seguinte. Eu que não sabia o assunto anterior, não acompanhava o novo assunto. Resultado: ZERO, em toda as provas...

Nós educadores precisamos estar mais atentos aos nossos alunos e aos seus "erros", pois esses erros são os caminhos para a construção do conhecimento.

Vamos buscar uma avaliação contínua que possibilite o diálogo e o desenvolvimento das capacidades dos nossos alunos. Tentemos deixar para trás a competição de notas ou do "mais inteligente" e tenhamos consciência que: TODOS TEMOS O DIREITO DE ERRAR, ACERTAR E CORRIGIR!

Até a próxima!

Emile Araujo

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Um pouco de mim....


Nova Iguaçu, 22 de abril de 2009

Olá querido leitor,

Sou Emile Araujo, aluna do 5º período de Pedagogia da UERJ e aluna de Tendências Atuais no Ensino da Língua Portuguesa.

Sempre gostei muito de internet e claro adorei a idéia de criar um blog para discutir as aulas, expor opiniões e reflexões. Devo meus parabéns ao professor Ivanildo pela inovação!!!

Eu nunca tive o sonho de ser professora ou trabalhar na área de Educação, embora quase toda a minha família seja formada por professores, sempre quis ser Turismóloga. Fiz Normal no meu Ensino Médio com o pensamento de ter uma profissão, já que minha mãe não tinha dinheiro para pagar um Ensino Médio Técnico em Turismo que era oferecido por uma escola bem cara...

E quem disse que não precisa ter noções de turismo para trabalhar em escola?? rs

Me formei e logo passei no vestibular, não queria fazer Pedagogia mas...

E agora que estou aqui, no quinto período não há como negar que gosto da Educação, mesmo com todos os seus problemas e discussões... Descobri que não preciso concordar com tudo que dizem.. Posso argumentar, questionar... PENSAR!!! Coisas que eu não era "autorizada" a fazer.

Neste blog/portfólio eletrônico, depositarei alguns dos meus melhores e piores trabalhos, pesquisas que dão certo, ou não, vídeos, textos, alguns blá blá blás que eu falo de vez em quando...

Espero que esta possa ser uma experiência que dê certo e fique por um bom tempo em minha vida e na de todos os leitores e amigos que por aqui passarem...

Beijos! Até a próxima!

Emile Araujo